Secções
Entrar

Trump ameaça aumentar tarifas alfandegárias sobre produtos mexicanos

Lusa 09 de dezembro de 2025 às 07:25

Caso o México não forneça mais água aos Estados Unidos, no âmbito de um tratado entre os dois países.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou na segunda-feira aumentar as tarifas alfandegárias sobre produtos mexicanos, caso o México não forneça mais água aos Estados Unidos, no âmbito de um tratado entre os dois países.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Associated Press
"O México continua a violar o nosso tratado global sobre a água", escreveu Donald Trump na sua rede social Truth Social, citado pela Agência France Presse, aconselhando aquele país a fornecer cerca de 250 milhões de metros cúbicos aos Estados Unidos até ao final do ano, ou será aplicada uma sobretaxa adicional de cinco por cento aos produtos mexicanos. O tratado de partilha de água entre o México e os Estados Unidos, assinado em 1944, regula a partilha de águas dos rios que atravessam a fronteira entre os dois países, com cerca de 3.150 quilómetros de extensão. O tratado obriga os Estados Unidos a fornecer anualmente 1,85 mil milhões de metros cúbicos de água do rio Colorado e o México 432 milhões de metros cúbicos do Rio Bravo (chamado Rio Grande pelos norte-americanos). Mas, segundo os Estados Unidos, o México está muito atrasado no cumprimento dos valores definidos, tendo acumulado um défice de mais de mil milhões de metros cúbicos nos últimos cinco anos. "Esta violação [do tratado] prejudica gravemente as nossas belas colheitas e o nosso gado no Texas", lê-se na publicação de hoje de Donald Trump. O presidente norte-americano denunciou também uma situação "muito injusta para os agricultores norte-americanos, que precisam muito desta água", poucas horas depois de revelar um plano de ajuda de 12 mil milhões de dólares para os agricultores dos Estados Unidos que sofrem com a sua política protecionista. A nova ameaça alfandegária de Donald Trump ao México surge após conversações nas últimas semanas entre o presidente norte-americano e a sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum. Até ao momento, a presidente mexicana conseguiu convencer Trump a não impor uma taxa generalizada sobre as exportações mexicanas, destinadas em mais de 80% aos Estados Unidos. Em troca, o governo de Claudia Sheibaum destacou militares para a fronteira entre os dois países e multiplicou as detenções para tentar travar o tráfico de droga para os Estados Unidos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela