Secções
Entrar

Trump acusa ex-advogado Michael Cohen de “inventar histórias”

22 de agosto de 2018 às 15:46

Cohen admitiu ter pagado a duas mulheres "a pedido do candidato" e "com a intenção de influenciar as eleições" presidenciais de 2016.

O presidente norte-americano, Donald Trump, acusou o seu ex-advogado pessoal Michael Cohen de "inventar histórias" para conseguir um "acordo" judicial.

1 de 6
Donald Trump anuncia guerra na Síria
Donald Trump anuncia guerra na Síria
Donald Trump
Foto: Getty Images
Foto: REUTERS/Carlos Barria

O comentário do presidente, escrito esta quarta-feira no Twitter, refere-se à audiência de terça-feira, num tribunal federal, em que Cohen admitiu ter pagado a duas mulheres "a pedido do candidato" Donald Trump e "com a intenção de influenciar as eleições" presidenciais de 2016.

A admissão de Cohen implica que o Presidente norte-americano poderá ter cometido um crime, mas Trump escreveu hoje no Twitter que as acções de Cohen "não são crime". "Michael Cohen declarou-se culpado de duas acusações de violação das leis de financiamento das campanhas que não são um crime", escreveu. "O Presidente [Barack] Obama teve uma importante violação das leis de financiamento e isso foi facilmente resolvido", acrescentou.

Michael Cohen plead guilty to two counts of campaign finance violations that are not a crime. President Obama had a big campaign finance violation and it was easily settled!

Nas mensagens, Trump diz também sentir-se "muito mal" com a condenação, também na terça-feira, do seu ex-diretor de campanha Paul Manafort por crimes financeiros. "A ‘Justiça’ pegou num caso de impostos com 12 anos, entre outras coisas, exerceu enorme pressão sobre ele e, ao contrário de Michael Cohen, ele recusou ‘vergar’ – inventar histórias para conseguir um ‘acordo’", escreveu Trump. Trump diz ainda, sobre Manafort, ter muito respeito por "um homem tão corajoso!".

I feel very badly for Paul Manafort and his wonderful family. "Justice" took a 12 year old tax case, among other things, applied tremendous pressure on him and, unlike Michael Cohen, he refused to "break" - make up stories in order to get a "deal." Such respect for a brave man!

Num outro tweet, Donald Trump diz que não recomendaria os serviços do seu antigo advogado: "Se alguém procura um bom advogado, sugiro vivamente que não contrate os serviços de Michael Cohen!".

If anyone is looking for a good lawyer, I would strongly suggest that you don’t retain the services of Michael Cohen!

Na audiência de terça-feira, Michael Cohen declarou-se culpado de oito acusações e admitiu ter pagado a duas mulheres "a pedido do candidato" e "com a intenção de influenciar as eleições" presidenciais de 2016.

Cohen, advogado e empresário, deu-se como culpado em cinco acusações de fraude fiscal, uma de fraude bancária e duas de violação das leis de financiamento das campanhas eleitorais, numa audiência no tribunal federal de Manhattan, Nova Iorque.

O advogado, que trabalhou mais de dez anos para Trump, precisou ter pagado as quantias de 130 mil e 150 mil dólares a duas mulheres que afirmavam ter tido uma relação com Donald Trump em troca do respectivo  silêncio, "a pedido do candidato" e "com a intenção de influenciar as eleições" presidenciais, de que Trump sairia vencedor.

Michael Cohen não forneceu os nomes das mulheres, mas os montantes correspondem aos pagamentos já conhecidos feitos a Stormy Daniels, atriz de filmes pornográficos que afirma ter tido uma breve ligação com Trump em 2006, e a Karen McDougal, uma ex-modelo da revista Playboy que afirma também ter tido uma ligação com o multimilionário em 2006-2007.

No mesmo dia, outro colaborador próximo de Trump, o seu antigo director de campanha Paul Manafort, foi considerado culpado de oito crimes por um júri, após um julgamento por fraude bancária e fiscal.

Manafort foi condenado por crimes de que foi acusado pelo procurador especial Robert Mueller, encarregado da investigação sobre se houve ingerência da Rússia nas presidenciais de 2016 e potencial obstrução da Justiça.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela