Secções
Entrar

Tribunal do Egipto condena 133 opositores a penas entre 10 a 15 anos de prisão

31 de julho de 2017 às 21:35

O tribunal condenou 133 alegados membros da Irmandade Muçulmana

O Tribunal penal de Zagazig, no delta do Nilo, condenou hoje 133 alegados membros da Irmandade Muçulmana a penas entre 10 a 15 anos de prisão, em três casos diferentes, informou a agência noticiosa estatal Mena.

No primeiro caso, o tribunal condenou 46 membros do grupo, considerado "organização terrorista" pelo regime, a 15 anos de prisão por "incitamento à violência" e "aterrorizar os civis", enquanto outros 18 foram declarados inocentes.

No segundo, o tribunal sentenciou 59 membros da formação islamita a dez anos de prisão por destruição de veículos policiais e distribuição de panfletos que "instigam à violência contra a polícia, exército e outras instituições do Estado".

Por último, o juiz emitiu um veredicto num terceiro caso, no qual 28 outros seguidores da confraria foram condenados a dez anos de prisão por acusações semelhantes e por "resistência às autoridades".

Todos os condenados pertencem supostamente ao grupo islamita, declarado "terrorista" em 2013 na sequência do golpe de Estado de 03 de julho contra o ex-presidente Mohamed Morsi, um dos líderes desta formação política.

Ainda hoje, um tribunal penal de Qena, sul do Egito, também condenou a dez anos de prisão 32 alegados membros da Irmandade pelo assalto a um edifício da câmara desta localidade.

Nos meses que se seguiram ao golpe, o movimento de contestação foi duramente reprimido com um balanço de milhares de mortos, detidos ou desaparecidos, enquanto prosseguem os julgamentos em massa dos indiciados por envolvimento nas manifestações contra o golpe militar, frequentemente denunciados por ONG locais e internacionais devido a numerosas irregularidades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela