Secções
Entrar

Tribunal confirma pena de morte para ex-Presidente Morsi

16 de junho de 2015 às 12:37

A sentença do tribunal egípcio foi lida horas depois de ter sido condenado a prisão perpétua horas antes pelo mesmo tribunal num outro processo de espionagem a favor do Qatar

Um tribunal egípcio confirmou hoje a condenação à morte do ex-Presidente Mohamed Morsi horas depois de o condenar, num outro processo por espionagem a favor do Qatar, a prisão perpétua (equivalente a 25 anos de prisão). 

Morsi, eleito em 2012 após o afastamento de Hosni Mubarak e deposto pelo exército em 2013, viu hoje confirmada a condenação à morte ditada por um tribunal a 16 de Maio pelos crimes de fuga da prisão e planeamento de ataques durante a revolta de 2011.

Juntamente com Morsi, foram hoje condenados a prisão perpétua outros 16 islamitas acusados de colaborar com organizações estrangeiras para planear ataques no Egito.

O líder da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badia, o presidente e vice-presidente do braço político da organização, o Partido Liberdade e Justiça, estão entre os condenados.

Recorde-se que Morsi foi membro activo da Irmandade Muçulmana e desde a sua destituição no golpe militar de 3 de Julho de 2013, as autoridades egípcias têm perseguido a Irmandade Muçulmana, declarada um grupo terrorista, e condenando à morte e a prisão perpétua centenas dos seus militantes.

Morsi, o primeiro Presidente eleito democraticamente no país, já tinha sido condenado em Março a 20 anos de prisão por repressão violenta de manifestações junto ao palácio presidencial em Dezembro de 2012.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela