Secções
Entrar

Três ataques a base militar americana fazem 44 mortos

08 de agosto de 2015 às 12:27

Os ataques, em apenas 24 horas, provocaram centenas de feridos na primeira grande vaga de violência na capital afegã desde a nomeação do mullah Akhtar Mansour para liderar os talibãs

Os três atentados perpetrados em Cabul desde quinta-feira à noite fizeram 44 mortos e centenas de feridos, sendo os ataques mais pesados na capital afegã desde o fim da missão da Nato, em Dezembro, segundo um balanço actualizado hoje.

A missão da Nato no Afeganistão confirmou hoje que os oito civis que empregava foram mortos num ataque na noite de sexta-feira perpetrado pelos insurgentes do Campo Integridade, uma base das forças especiais norte-americanas, próxima do aeroporto de Cabul. Também um soldado estrangeiro, cuja nacionalidade não foi especificada, também morreram no ataque.

No Afeganisão encontram-se ainda cerca de 13 mil tropas estrangeiras, mas a sua missão limita-se à formação de soldados e polícias afegãos.

Os rebeldes talibãs não reivindicaram este atentado nem o que matou 15 pessoas numa zona residencial na noite de quinta para sexta-feira, mas reclamaram a responsabilidade de um terceiro ataque, na sexta-feira, em que morreram 20 cadetes da polícia afegã.

Este é o balanço de mortos mais pesado desde Dezembro e do fim da missão de combate da NATO no país, mas é também a primeira vaga de violência de relevo que acontece em Cabul desde a nomeação de Mansour à frente dos talibãs, em substituição do falecido Omar, o líder histórico dos rebeldes islamitas, cuja morte foi anunciada na semana passada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela