Secções
Entrar

TPI emite mandado de captura contra Netanyahu e líder do Hamas

Jornal de Negócios 21 de novembro de 2024 às 13:22

O Tribunal Penal Internacional acusa o primeiro-ministro israelita, o seu ex-ministro da Defesa e o líder do Hamas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de captura contra o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o seu ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o líder do Hamas, Ibrahim Al-Masri, por alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade, anunciou esta quinta-feira o tribunal.

Os juizes do TPI justificam a emissão dos mandados de captura com a existência de bases razoáveis para acreditar que Netanyahu e Gallant são responsáveis criminalmente pela fome em Gaza e pela perseguição de palestinianos.

O mandado contra Al-Masri refere-se a assassinatos em massa durante os ataques contra Israel a 7 de outubro do ano passado, bem como violações e sequestros. A acusação refere que continuará a recolher informação sobre a suposta morte de Al-Masri.

Israel tem rejeitado a jurisdição do TPI e nega ter cometido crimes de guerra em Gaza. As autoridades israelitas anunciaram ter morto Al-Masri num ataque aéreo, mas o Hamas nunca confirmou ou negou o facto.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela