Secções
Entrar

Suécia readquire direito de tributar pensões privadas de suecos a viverem em Portugal

17 de maio de 2019 às 13:17

Suécia quer eliminar a dupla tributação assinada pelos dois países na sequência de um protocolo à Convenção, indicou Mário Centeno.

A Suécia vai readquirir o direito de tributar as pensões privadas dos suecos que residem em Portugal, na sequência de um protocolo à Convenção para eliminar a dupla tributação assinado pelos dois países, indicou o Ministério das Finanças.

"Este protocolo incide sobre diversos aspetos, incluindo a revisão da cláusula relativa à competência de tributação de pensões, a qual passa a consagrar a competência concorrente do Estado Fonte e do Estado de Residência", afirmou à Lusa a mesma fonte.

Em comunicado, o ministério tutelado por Mário Centeno emitiu assinalava a assinatura do referido protocolo com a ministra das Finanças da Suécia, Magdalena Andersson, em Bruxelas, sublinhando que o texto alcançado decorre das negociações que foram iniciadas no ano passado.

O mesmo comunicado refere que o protocolo "acautela as principais preocupações de ambos os países, designadamente no combate à evasão fiscal e na eliminação da dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento, aprofundando as relações bilaterais económicas e comerciais", sem, no entanto, detalhar as alterações.

Com este protocolo, a Suécia readquire o direito de tributar as pensões privadas de reformados suecos, eliminando a situação de isenção fiscal de que estes beneficiavam quando se mudavam para Portugal e aderiam ao regime do Residente Não Habitual (RNH).

Criado em 2009, o regime do RNH dá aos trabalhadores a possibilidade de beneficiarem de uma taxa especial de IRS de 20% e aos reformados com pensões pagas por outro país a possibilidade de gozarem de isenção do pagamento de IRS -- caso exista um Acordo de Dupla Tributação e este confira ao país de residência (Portugal) o direito de a tributar.

Com o modelo agora alcançado e havendo competência concorrente, cabe ao país de residência eliminar a dupla tributação através do método de crédito do imposto pago ou através do método de isenção.

Além da questão da dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento, o protocolo consagra também diferentes ajustamentos à convenção em vigor "no sentido de adaptar a mesma às regras decorrentes do instrumento multilateral no âmbito do BEPS, em particular no que se refere às regras relativas ao estabelecimento estável", disse ainda a mesma fonte.

Para que as novas regras comecem a ser aplicadas, o protocolo agora assinado deve ainda ser submetido a aprovação e ratificação. A Lusa também questionou o Ministério das Finanças sobre a data a partir da qual começam a ser aplicadas as alterações à Convenção para evitar a dupla tributação agora assinadas por Mário Centeno e pela sua homóloga sueca, mas não obteve resposta.

Os dados oficiais disponíveis mostram que na declaração de IRS de 2017, o número de pessoas que entregou o impresso em que são reportados rendimentos de pensões pagos por um país estrangeiro (Anexo J) foi de 9.589, contando-se neste total 1.347 suecos.

Em abril, numa entrevista à TVI, Mário Centeno adiantou que o regime do Residente Não Habitual (RNH) está a ser revisto com o objetivo de o tornar mais ativo na captação de profissionais com qualificações de que o país precisa.

O RNH tem neste momento uma lista de profissões consideradas de elevado valor acrescentado às quais é dada a possibilidade de pagarem uma taxa de IRS de 20%.

À Lusa, Luís Leon, da consultora Deloitte, afirmou que um dos problemas do atual regime não decorre tanto da referida lista de profissões, mas sobretudo da "prática da Autoridade Tributária e Aduaneira na aplicação da lista".

Neste contexto referiu alguns exemplos de pessoas de profissões previstas na lista (um engenheiro e uma psicóloga) que viram a AT recusar o acesso ao regime do RNH por não estarem inscritos nas respetivas ordens profissionais, em Portugal. No caso da psicóloga, a inscrição já foi feita, mas foram necessários dois anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela