Secções
Entrar

Sucedem-se as demissões no governo de Theresa May

15 de novembro de 2018 às 15:28

Ministro com a tutela do Brexit, Dominic Raab, ministro de estado para a Irlanda do Norte, Shailesh Vara, e ministra do Trabalho e das Pensões, Esther McVey, anunciaram a saída devido ao "acordo de retirada" do Reino Unido da União Europeia. Duas secretárias de estado também saíram.

O governo de Theresa May sofreu várias baixas esta quinta-feira, consequência do acordo da saída do Reino Unido do Brexit, uma situação que deixa o executivo em perigo de cair. De uma assentada, May perdeu o ministro britânico com a tutela do Brexit, Dominic Raab, o ministro de estado britânico para a Irlanda do Norte, o conservador Shailesh Vara, e a ministra do Trabalho e das Pensões, Esther McVey. O vice-presidente do Partido Conservador e enviado para o Comércio com o Paquistão, Rehman Chisti, juntou-se ao grupo de demissionários horas mais tarde. "Teria de defender uma posição que considero contrária ao manifesto que defendi quando concorri a eleições", confessou.

Além disso, também anunciaram a demissão Suella Braverman, ministra "júnior" para o Brexit, um cargo com responsabilidades semelhantes às de um secretário de Estado, e Anne-Marie Trevelyan, que ocupa o cargo de secretária dos assuntos parlamentares. A subsecretária de Estado para o Brexit, Suella Braverman, também saiu. 

"Não posso, em consciência, apoiar os termos propostos para o nosso acordo com a União Europeia", explicou Raab na carta de demissão divulgada na sua conta na rede social Twitter, adiantando que o motivo da discordância se prende com futuro estatuto da Irlanda do Norte. Na carta a Theresa May, Raab, que apoiou o Brexit no referendo de 2016, disse que não pode apoiar o acordo por duas razões.

Por um lado, porque entende que "o regime regulatório proposto para a Irlanda do Norte representa uma ameaça real à integridade do Reino Unido", e por outro, porque não pode aceitar a cláusula de segurança para evitar uma fronteira na Irlanda "seja indefinida" e que a União Europeia "tenha direito de veto" sobre a capacidade do Reino Unido em rescindi-la".

Antes do anúncio de Raab, já tinha apresentado a demissão o ministro britânico para a Irlanda do Norte, o conservador Shailesh Vara. "Não posso apoiar o acordo de retirada concluído com a União Europeia", disse Vara na sua carta de renúncia postada em sua conta no Twitter.

O deputado conservador disse que o acordo preliminar firmado com Bruxelas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, deixa o Reino Unido a meio do caminho, sem um limite de tempo que determine quando o país finalmente se tornará um Estado soberano. "Este acordo não permite que o Reino Unido seja um país soberano e independente", lamentou.

O ponto mais controverso do projecto de acordo diz respeito às disposições para impedir o regresso de uma fronteira física entre a região britânica da Irlanda do Norte e a vizinha República da Irlanda, membro da União Europeia.

Esther McVey, por seu turno, anunciou a saída do executivo de May por considerar que o acordo não honra o resultado do referendo.

O governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrado com a União Europeia (UE) uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Hoje, o presidente do Conselho Europeu anunciou, em Bruxelas, que prevê convocar uma cimeira extraordinária de líderes da União Europeia a 27 para dia 25 de Novembro, para "finalizar e formalizar o acordo de ‘Brexit’" com o Reino Unido.

Já a subsecretária de Estado para o Brexit, Suella Braverman justificou a sua demissão dizendo-se "incapaz de apoiar sinceramente o acordo aprovado" e deplorando "as concessões" feitas à Bruxelas.

(Notícia actualizada às 15h20 com mais uma demissão)

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela