Secções
Entrar

Subestimámos falta de capacidade de produção de vacinas, diz Von der Leyen

Lusa 12 de fevereiro de 2021 às 10:55

A presidente da Comissão Europeia salientou que pode ser acelerada a introdução de novas vacinas no mercado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu hoje que foi subestimada a "falta de capacidade de produção em massa" da vacina da covid-19, salientando que pode ser acelerada a introdução de novas vacinas no mercado.

ursula von der leyen

"Subestimámos a falta de capacidade de produção em massa, uma produção rápida por parte das empresas farmacêuticas e, olhando agora para o futuro, penso que podemos ainda reduzir o tempo do processo regulamentar de aprovação da introdução das vacinas no mercado", disse Von der Leyen numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.

"Vemos que agora há problemas também na escala de produção [de vacinas da covid-19], há um estrangulamento nas cadeias de abastecimento em termos de matérias-primas e de capacidade de produção em grande escala", acrescentou Von der Leyen.

"As coisas estão agora a avançar, estamos a trabalhar com as empresas farmacêuticas, que têm também as suas responsabilidades em termos de entregas mundiais", sublinhou a líder do executivo comunitário.

A presidente da Comissão referiu ainda que os responsáveis das farmacêuticas "eles são muito claros, dizendo que mesmo que houvesse milhares de milhões [de euros] investidos, não poderiam entregar mais doses, porque é preciso desenvolver as vacinas",

Ursula von der Leyen referiu ainda que "muito foi feito nos últimos dez meses para termos agora três vacinas e podermos começar a vacinar".

António Costa, em representação do Conselho da União Europeia, cuja presidência Portugal assume este semestre, Sassoli e Von de Leyen assinaram hoje, em Bruxelas o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.355.410 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela