Secções
Entrar

Sobe para 900 o número de mortos em sismo no Afeganistão

Lusa 02 de setembro de 2025 às 08:41

As equipas de resgate mantêm as buscas na procura de sobreviventes.

As autoridades do Afeganistão disseram esta terça-feira que o número de mortos do sismo que afetou o país no domingo aumentou para 900, enquanto as equipas de resgate mantêm as buscas na procura de sobreviventes.
Equipas de resgate procuram sobreviventes do sismo no Afeganistão AP Photo/Wahidullah Kakar
O sismo de magnitude 6,0 atingiu uma região montanhosa do leste do Afeganistão na noite de domingo, arrasando aldeias e deixando pessoas presas sob os escombros durante várias horas. O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Afeganistão, Yousaf Hammad, disse esta terça-feira à Associated Press que os feridos estão a ser retirados dos locais mais atingidos, pelo que o balanço de vítimas pode alterar-se "significativamente". A mesma fonte acrescentou que o sismo causou deslizamentos de terras em algumas áreas, bloqueando estradas, o que dificulta os trabalhos de resgate. Na segunda-feira, as Nações Unidas coordenaram-se com as autoridades talibãs, que controlam o Afeganistão, para avaliarem rapidamente as necessidades e prestar assistência de emergência. Além disso, a ONU está a elaborar um apelo de urgência tendo disponibilizado cinco milhões de dólares do fundo de emergência para fazer face à catástrofe.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela