Secções
Entrar

Sobe para 17 o número de mortos nos ataques russos em Kiev

Lusa 28 de agosto de 2025 às 14:45

Quatro crianças estão entre as vítimas.

Pelo menos 17 pessoas, incluindo quatro crianças, morreram nos que visaram na noite passada a capital ucraniana, Kiev, segundo um novo balanço das autoridades ucranianas.
Ataques russos em Kiev: número de mortos sobe para 17, incluindo quatro crianças AP Photo/Efrem Lukatsky
O anterior balanço dos ataques, já considerados como um dos maiores ataques aéreos russos contra a Ucrânia, dava conta de 14 mortos, incluindo três crianças, e quase 50 feridos. Os ataques, que envolveram mísseis e drones, danificaram cerca de uma centena de edifícios na capital ucraniana, incluindo as instalações da (UE) e do British Council. Em reação aos ataques, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Moscovo de preferir “continuar a matar” em vez de negociar a paz. As iniciativas diplomáticas para um potencial acordo de paz aceleraram nas últimas semanas sob a liderança do presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, não produziram resultados concretos e o exército russo tem intensificado os bombardeamentos. A Rússia rejeitou esta quimnta-feira as críticas da UE sobre o empenho em negociações, afirmando estar interessada em procurar a paz, mas assegurou que continuará a atacar a Ucrânia até alcançar os seus objetivos. “As forças armadas russas estão a cumprir a missão. Continuam a atacar alvos militares e paramilitares”, disse o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov. A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela