Secções
Entrar

Sismo no Irão e Iraque faz 335 mortos e 4000 feridos

13 de novembro de 2017 às 08:00

Um forte sismo abalou este domingo o nordeste do Iraque e as regiões fronteiriças no Irão e na Turquia. Já há centenas de mortos

Pelo menos 335 pessoas morreram e centenas ficaram feridas no forte sismo que abalou no domingo o nordeste do Iraque e as regiões fronteiriças no Irão e na Turquia.

1 de 5
Foto: Yunus Keles/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: Feriq Ferec/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: Feriq Ferec/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: Feriq Ferec/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: HWAN MOHAMMED/AFP/Getty Images

Até ao início da manhã de hoje, apenas o Irão anunciou um balanço oficial provisório, que não tem parado de aumentar nas últimas horas. O número de vítimas no território iraniano foi elevado a 335 mortos e cerca de 4000 feridos, todos na província ocidental de Kermanshah, limítrofe do Iraque.

No Iraque, onde foi localizado o epicentro, o tremor de terra causou seis mortos na província de Souleimaniyeh, no Curdistão iraquiano, segundo responsáveis locais.

Segundo o serviço geológico norte-americano (USGS), o abalo foi registado à profundidade de 25 quilómetros e a cerca de 30 quilómetros a sudoeste da cidade de Halabja, numa zona montanhosa da província iraquiana de Souleimaniyeh.

O sismo foi registado pelas 18:18 (hora de Lisboa) e sentido no Irão e na Turquia, onde não foram reportados danos ou vítimas, segundo as autoridades.

O sismo foi inicialmente reportado como tendo a magnitude de 7,2 na escala de Richter. No balanço mais recente, a AFP refere que o abalo foi de 7,3.

Em Dezembro de 2003, um sismo destruiu a cidade histórica de Bam no Irão, na província de Kerman (sudeste). Pelo menos 31 mil pessoas morreram.

Em Abril de 2013, o Irão sofreu dois sismos de magnitude 6,4 e de 7,7, o pior abalo desde 1957 naquele país. Os dois causaram cerca de 40 mortos no Irão e no vizinho Paquistão.

Em Junho de 1990, um terramoto de magnitude 7,4 no Irão, perto do Mar Cáspio (norte), causou 40 mil mortos, mais de 300 mil feridos e deixou desalojados 500 mil pessoas. Uma área de 2.100 quilómetros, composta por 27 cidades e 1.871 aldeias espalhadas pelas províncias de Ghilan e Zandjan, foi devastada numa questão de segundos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela