Secções
Entrar

Sánchez revela às 10 horas se sairá ou não do governo

Andreia Antunes 29 de abril de 2024 às 08:59

O primeiro-ministro espanhol revelou no dia 24 que ponderava demitir-se após um tribunal confirmar a abertura de um "inquérito preliminar" que envolveu a sua mulher, Begoña Gómez, por alegado tráfico de influências e corrupção.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, vai anunciar esta segunda-feira ao país às 11 horas (10 horas em Lisboa) se vai ou não se demitir do governo, afirmou o seu gabinete.

REUTERS/Susana Vera

Pedro Sánchez revelou numa carta na quarta-feira, dia 24, que estava a ponderar demitir-se. O anúncio surgiu no mesmo dia que um tribunal confirmou a abertura de um "inquérito preliminar" que envolveu a sua mulher, Begoña Gómez, por alegado tráfico de influências e corrupção, na sequência da queixa de uma organização conotada com a extrema-direita, Manos Limpias.  

A organização acusou Begoña Gómez de ter usado a sua influência enquanto mulher do primeiro-ministro para obter patrocínios para um curso de mestrado universitário que a mesma dirigia.

Apesar da gravidade das suas alegações, a Manos Limpias admitiu na quinta-feira, dia 25, que a sua queixa contra a mulher de Pedro Sánchez poderia ser baseada em relatos falsos dos meios de comunicação social. "Se não são verdadeiras, quem as publicou deve assumir a responsabilidade, mas se não forem verdadeiras, entendemos que a investigação judicial deve continuar", afirmou.

Entretanto, o grupo ultra-conservador e ultra-católico, Hazte Oír, apresentou na quinta-feira uma nova queixa criminal contra Begoña Gómez por alegado tráfico de influências.

Na carta, o primeiro-ministro espanhol afirmou que a queixa da Manos Limpias se baseava em "alegadas reportagens" de sites noticiosos cujas tendências políticas descreveu como "abertamente de direita e de extrema-direita". "Como é lógico, Begoña defenderá a sua honra e cooperará com a justiça tanto quanto for necessário para esclarecer factos que são tão escandalosos na aparência como inexistentes", disse.

Pedro Sánchez afirmou que ele e a sua mulher estão há meses a ser vítimas da "máquina de lodo" da direita e da extrema-direita, tendo admitido que não sabe se vale a pena continuar na liderança do país e dos socialistas espanhóis perante um "ataque sem precedentes, tão grave e tão grosseiro".

O mesmo acusou os seus adversários políticos, Alberto Núñez Feijóo, líder do Partido Popular, e Santiago Abascal, líder do partido de extrema-direita Vox, de colaborarem com uma "galáxia digital de extrema-direita e com Manos Limpias".

O Ministério Público pediu na quinta-feira, dia 25, o arquivamento da queixa, pelo facto de considerar não haver indícios de delito que justifiquem a abertura de um procedimento penal.

No sábado, dia 27, cerca de 12 mil pessoas concentraram-se à porta da sede do Partido Socialista  de Espanha (PSOE) em Madrid, para manifestar o apoio a Pedro Sánchez. "Presidente, fica. Pedro, fica. Estamos contigo. Em frente!", disse Maria José Montero, vice de Sánchez no PSOE e no Governo, na abertura de uma reunião da Comissão Federal do partido.

Já os partidos da oposição acusaram o primeiro-ministro de manobras cínicas, vitimização e de fazer campanha eleitoral. "Não devemos ser nós, os cidadãos, a concentrarmo-nos no umbigo de Sánchez. Sánchez deve concentrar-se nos cidadãos", afirmou Alberto Núñez Feijóo no sábado. "Sr. Sánchez, a questão não é se vale a pena ser primeiro-ministro de Espanha ou não. A questão é se a Espanha merece ou não um primeiro-ministro como o senhor."

O Vox também referiu que: "A Europa está a perguntar-se como é que Sánchez pode continuar a ser primeiro-ministro quando a sua mulher enfrenta acusações tão graves."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela