Secções
Entrar

Rússia destrói 80% da capacidade da principal empresa energética ucraniana

Lusa 31 de março de 2024 às 10:58

Em cinco das seis centrais térmicas resultaram fortes danos e algumas unidades ficaram completamente destruídas, indicou à televisão nacional, Sajaruk.

Os piores ataques russos contra o sistema elétrico da Ucrânia, em 22 de março, danificaram ou destruíram 80% da capacidade de produção de energia térmica do principal fornecedor do país, DTEK, indicou este domingo o diretor-executivo Dmitró Sajaruk.

REUTERS/Oleksandr Ratushniak

Segundo o responsável, ao ataque da semana passada seguiu-se, na sexta-feira, o segundo grande bombardeamento às instalações da empresa.

Em cinco das seis centrais térmicas resultaram fortes danos e algumas unidades ficaram completamente destruídas, indicou à televisão nacional, Sajaruk.

Durante o mês de março, a Rússia realizou mais de 10 ataques contra instalações da DTEK.

Por sua vez, o presidente de Centernergo, Andrí Jota, afirmou à agência Interfax-Ucrania, que a sua central térmica na região oriental de Kharkiv ficou completamente destruída na sequência dos ataques russos.

Na província de Kharkiv e em Krivoi Rog continuam a aplicar-se, de momento, restrições ao consumo de energia, assinalou hoje Ukrenergo.

Esta madrugada, os bombardeamentos contra a região de Odessa danificaram uma central elétrica de Ukrenergo e 170 mil pessoas ficaram sem eletricidade.

Após os trabalhos de restauração, que duraram toda a noite, os clientes voltaram hoje a ter eletricidade, afirmou a DTEK no seu canal de Telegram.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela