Secções
Entrar

Rússia coloca primeira-ministra da Estónia na lista dos mais procurados

Leonor Riso 13 de fevereiro de 2024 às 11:29

Além de Kaja Kallas, também o seu secretário de Estado e o ministro da Cultura da Lituânia figuram na lista. Só ficam em risco caso passem a fronteira russa.

Kaja Kallas, a primeira-ministra da Estónia, está desde hoje na lista dos criminosos mais procurados pela Rússia. Com ela, também o seu secretário de Estado Taimar Peterkop e o ministro da Cultura da Lituânia Simonas Kairys figuram na lista. 

De acordo com o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, Kaja Kallas é procurada por "profanar memória histórica" e todos são acusados de destruir "monumentos a soldados soviéticos". 

Esta decisão russa surge depois de a Estónia ter anunciado - já em 2022 - planos para destruir entre 200 e 400 monumentos construídos durante o período de ocupação soviética, em território do seu país. 

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, disse que isto era "só o início": "Os crimes contra a memória dos libertadores do mundo contra o nazismo e o fascismo devem ser julgados."

Kaja Kallas e as restantes pessoas colocadas na lista dos mais procurados só ficam em risco se passarem a fronteira para dentro da Rússia. Vários políticos de países bálticos deram entrada na lista, desde deputados municipais a cargos de maior poder, indica a agência noticiosa Reuters.

Porém, não é indicado qual é o artigo do Código Penal sob o qual são acusados. 

REUTERS/Johanna Geron/File Photo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela