Secções
Entrar

Rússia coloca presidente do TPI na lista de procurados

Débora Calheiros Lourenço 25 de setembro de 2023 às 17:59

Piotr Hofmanski é o presidente do Tribunal Penal Internacional, que emitiu um mandado de captura a Vladimir Putin por crimes de guerra na Ucrânia.

A Rússia inseriu Piotr Hofmanski, presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), na sua lista de procurados através de um aviso na base de dados do Ministério da Administração Interna onde é possível ler-se: "Hofmanski Piotr Jozef, polaco. Procurado ao abrigo de um artigo do Código Penal da Federação Russa".

Piroschka van de Wouw/File Photo

Em março desde ano o tribunal liderado por Piotr Hofmanski emitiu um mandado de detenção para Putin, que se encontra acusado de crimes de guerra pela deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.

A Rússia não é membro do Tribunal Penal Internacional e insiste que o mandado contra Putin é "nulo".

Como retaliação, a Rússia já tinha emitido mandados de detenção para o procurador do TPI Karim Khan e para vários juízes e agora acrescenta Piotr Hofmanski à sua lista.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela