Secções
Entrar

Rússia afastada do Festival da Eurovisão após ataque à Ucrânia

Lusa 26 de fevereiro de 2022 às 01:26

União Europeia de Radiodifusão anunciou que nenhum representante russo irá participar na edição deste ano.

A Rússia "não irá participar" no 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio em Turim, Itália, anunciou hoje a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que promove o concurso.




Festival Eurovisão

"O Conselho Executivo da EBU tomou a decisão seguindo uma recomendação, de hoje, da organização do festival, baseada nas regras do evento e nos valores da EBU. A recomendação da organização conta também com o apoio do departamento de televisão da EBU", lê-se num comunicado divulgado hoje à tarde no 'site' oficial da EBU.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à EBU para a exclusão da estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda politica financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pedia que a Rússia fosse excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Entretanto, hoje, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante ao da UA:PBC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela