Secções
Entrar

Quatro palestinianos mortos em ataque israelita na Cisjordânia

Lusa 26 de janeiro de 2023 às 09:28

Com estas mortes sobe para 24 o número de palestinianos, civis ou membros de grupos armados, mortos desde o início do ano.

Quatro palestinianos foram hoje mortos e 12 ficaram com ferimentos graves num ataque israelita em Jenin, no norte da Cisjordânia, informou o Ministério da Saúde palestiniano.

REUTERS/Ali Sawafta

"A situação no campo de refugiados de Jenin é crítica", disse o ministro da Saúde, Mai al-Kaila, em comunicado, acrescentando que as forças israelitas dispararam bombas de gás lacrimogéneo na ala infantil.

Por sua vez, o exército israelita referiu na rede social Telegram que as forças de segurança estão a realizar uma operação no campo de refugiados de Jenin.

"Os detalhes serão fornecidos mais tarde", disse o exército.

Com as mortes de hoje sobe para 24 o número de palestinianos, civis ou membros de grupos armados, mortos desde o início do ano.

O exército israelita, que ocupa a Cisjordânia desde 1967, realiza incursões quase diárias neste território palestiniano, principalmente no norte, nas áreas de Jenin e Nablus, redutos de fações armadas palestinianas.

Desde o ano passado, o mais violento desde 2006 e que contabilizou 170 palestinianos mortos, Jenin é uma das principais fontes de violência na Cisjordânia ocupada e abriga um grande movimento de milícias ligadas a várias fações, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela