Secções
Entrar

Quatro crianças ucranianas levadas para a Rússia regressam a casa

Diogo Barreto 16 de outubro de 2023 às 21:32

O regresso foi negociado pelo Qatar junto de Moscovo e Kiev. Rússia terá raptado cerca de 20 mil crianças, segundo as autoridades ucranianas.

Quatro crianças ucranianas raptadas pelas tropas russas regressaram esta segunda-feira a casa. O acordo entre as duas partes foi mediado pelo Qatar.

REUTERS/Valentyn Ogirenko

O Ministério dos Negócios Estrangeiros qatari declarou que tinha conseguido mediar "um processo bem sucedido de reunificação de uma família", naquilo a que chamou "um passo importante para reunir as crianças com as suas famílias". Em causa estão quatro crianças ucranianas com idades compreendidas entre os 2 e os 17 anos. As famílias russas a quem as crianças tinham sido atribuídas concordaram com o regresso.

Uma das crianças chegou à Ucrânia esta segunda-feira, após ser reunida com a avó, enquanto as outras três ainda vão chegar ou esta segunda, ou terça-feira, revela a BBC. No entanto, já foram reunidas com a sua família. O menino de 7 anos teve de viajar para a Ucrânia através da Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia.

Esta primeira troca poderá vir a ser seguida por outras, informou um alto funcionário qatari.

As autoridades ucranianas não comentaram ainda o regresso destas crianças ao país. 

Em março, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção contra o presidente russo, Vladimir Putin, e a sua comissária para os direitos das crianças, Maria Lvova-Belova, pela deportação ilegal de menores ucranianos. A Rússia tem justificado as suas ações com a vontade de "proteger" estas crianças do perigo, dizendo que se trata de uma atitude "humanitária". A Ucrânia diz que cerca de 20 mil crianças terão sido raptadas pelos russos. 

Antes da mediação do Qatar, cerca de 400 crianças já tinham voltado à Ucrânia, depois de raptadas pelas tropas russas. No Telegram, Maria Lvova-Belova disse, citando Putin, que a intenção russa nunca foi "privar as crianças de estarem com as suas famílias" e que estariam dispostos a pagar o custo de transporte e acomodação para que estas se possam reunir com os pais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela