Secções
Entrar

Putin diz que suspeitos no ataque contra Skripal são civis

12 de setembro de 2018 às 09:31

O presidente russo disse que o país identificou os dois homens suspeitos do envenenamento do ex-espião, acrescentando que não integram os serviços secretos militares russos tal como afirma o governo britânico.

Vladimir Putin disse esta quarta-feira que a Rússia identificou os dois homens suspeitos do envenenamento do ex-espião Sergei Skripal acrescentando que "são civis" que não integram os serviços secretos militares russos tal como afirma o governo britânico.

"Nós sabemos de quem se trata. Sabemos quem são, mas esperamos que eles apareçam para dizerem quem são", disse Putin durante um fórum económico que decorre no extremo oriental da Rússia.

"São civis, com toda a certeza", acrescentou o presidente russo frisando que os dois russos não são responsáveis pelo envenenamento do ex-agente russo Sergei Skripal e da filha, no passado mês de Março, em Inglaterra.

"Eu garanto que eles não cometeram actos criminosos", disse Vladimir Putin referindo-se aos dois cidadãos russos.

De acordo com o governo de Londres, o ataque com gás nervoso (Novitchok) foi levado a cabo por dois agentes do GRU (serviços secretos militares da Rússia), identificados pela polícia britânica.

Segundo as autoridades britânicas, Alexander Petrov e Ruslan Bochirov foram os responsáveis pelo ataque e são alvo de um mandado de captura.

O Reino Unido acusou Moscovo de ter coordenado o ataque, provocando uma grande crise diplomática entre os dois países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela