Secções
Entrar

Projeções apontam 11 mil a 22 mil mortes no Canadá até fim da pandemia

09 de abril de 2020 às 18:16

O Canadá registou oficialmente até agora 476 mortes em quase 20 mil casos de infeção.

As autoridades sanitárias do Canadá projetaram hoje que a pandemia da covid-19 poderá causar entre 11.000 e 22.000 mortes no país, tendo em conta os dois cenários mais prováveis.

As projeções divulgadas pela primeira vez a nível federal pelas autoridades canadianas preveem que o país possa registar entre 934 mil e 1,9 milhões de infeções até ao fim da pandemia se as medidas restritivas à circulação da população e o confinamento em casa se mantiverem nos próximos meses.

O Canadá registou oficialmente até agora 476 mortes em quase 20.000 casos de infeção.

Até 16 deste mês, o balanço das mortes ligadas ao novo coronavírus deverá situar-se entre os 500 e 700, precisou a responsável pela Saúde Pública canadiana, Theresa Tam, em conferência de imprensa.

 "Os dados mostram que é preciso fazer tudo para controlar a epidemia", acrescentou, apelando aos canadianos que respeitem as medidas de isolamento e de distância social para que as projeções se possam manter baixas.

"Estes modelos de cálculo não são bolas de cristal e nem nos permitem prever o futuro", frisou.

Atualmente, o número de novo casos duplica entre três a cinco dias, referiu Theresa Tam, que se escusou a prever quando poderá ser atingido o pico da pandemia a nível federal.

As autoridades do Québec, a província mais afetada com mais de metade dos casos no país, estimam que o pico poderá ser atingido em meados deste mês.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está sob pressão há vários dias para publicar as projeções a nível nacional, tal como já fizeram as quatro províncias mais afetadas do país – Québec, Ontário, Alberta e Colômbia Britânica.

Em cada uma das conferências de imprensa diárias, Trudeau tem repetido que a evolução da pandemia dependerá do comportamento dos canadianos, que são apelados a permanecer em casa sempre que possível e a respeitar o distanciamento social.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela