Secções
Entrar

Presidente que morreu em 2010 "apoia" candidato através de inteligência artificial

Lusa 01 de setembro de 2023 às 07:35

Equipa de comunicação acredita que vídeo poderá marcar a diferença na campanha, mas este também já foi alvo de humor na Internet.

O ex-presidente venezuelano Carlos Andrés Perez surge num vídeo que se tornou viral a manifestar "apoio total" a um candidato do seu partido, num golpe de marketing realizado com Inteligência Artificial (IA), pois o antigo governante morreu em 2010.

D.R.

O partido Ação Democrática (AD), da oposição, ao qual o ex-presidente conhecido como CAP pertencia, publicou este vídeo para apoiar o seu candidato, o ex-deputado Carlos Prosperi, de 45 anos, durante as primárias da oposição que se realizam em outubro com vista às eleições presidenciais de 2024, noticiou esta quinta-feira a agência France-Presse (AFP).

"Nos próximos meses será eleito aquele que deve ter as melhores condições para ser presidente da Venezuela. Por isso manifesto o meu total apoio a Carlos Prosperi. Estou com ele, um jovem talentoso, inteligente e bom amigo", refere, num tom animado, Perez, que surge num fato escuro, sentado numa mesa e onde apenas a sua boca se move.

"Depois de tantos anos de luta para recuperar a democracia, hoje temos finalmente uma grande oportunidade de mudança, renovação e triunfo", acrescentou, ao longo de um discurso de um minuto.

Prosperi concentra 4,7% das intenções de voto nas primárias, segundo uma sondagem do início de agosto da ORC Consultores.

Apesar de estar muito atrás da favorita Maria Corina Machado (41,42%), tem a vantagem de ser elegível, enquanto Corina Machado e outros pesos pesados não, depois de terem sido impedidos de concorrer por decisões judiciais que contestam.

O vídeo foi criado pela equipa de comunicação, que divulgou também ahashtag#CAPconProsperi, explicou um porta-voz da AD, sem dar detalhes.

Em sentido contrário, o vídeo também já foi alvo de humor na Internet, com o rumor de que CAP tinha sido designado candidato do AD em vez de Prosperi.

Perez governou a Venezuela entre 1974 e 1979 e entre 1989 e 1993, quando sofreu umimpeachmentapós um julgamento por corrupção.

A AD excluiu-o então das suas fileiras, mas muitos ativistas do partido sentem saudades da sua presidência.

CAP também foi alvo de duas tentativas de golpe, a primeira em 04 de fevereiro de 1992, liderada por um militar na altura desconhecido - Hugo Chávez - que, sete anos depois, venceu as eleições para permanecer no poder até à sua morte, em 2013.

O herdeiro no poder, Nicolás Maduro, procura um terceiro mandato em 2024.

Na campanha eleitoral para as primárias da oposição participam Andrés Caleca (ex-presidente do Conselho Nacional Eleitoral), Andrés Velásquez, Carlos Prosperi, César Almeida, César Pérez Vivas, Delsa Solórzano, Freddy Superlano, Glória Pinho, Henrique Capriles Radonski, Luís Farías, Maria Corina Machado, Roberto Henríquez e Tamara Adrián.

Glória Pinho, luso-descendente advogada e ex-juiz, defende que a Venezuela necessita de uma mudança imediata, definindo-se como independente "do centro" e prometendo combater a insegurança jurídica e emitir indultos nos casos em que não existam elementos incriminadores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela