Secções
Entrar

Presidente do Irão reúne-se com Putin para assinar tratado de parceria estratégica

Luana Augusto 17 de janeiro de 2025 às 09:27

Documento, que prevê um acordo de 20 anos entre ambos os países, será discutido esta sexta-feira em Moscovo e deve abranger áreas como a defesa, a luta contra o terrorismo e as finanças.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, chegou esta sexta-feira (17) a Moscovo para se reunir com o seu homólogo, Vladimir Putin, e juntos assinarem o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, informou a agência noticiosa russa TASS.

REUTERS/Evgenia Novozhenina/Pool

Pezeshkian, que realiza a sua primeira visita de estado ao Kremlin, desde que chegou ao poder em julho do ano passado, e que viajou acompanhado do ministro do petróleo, deverá abordar as questões globais e regionais de interesse mútuo, incluindo os desenvolvimentos no Médio Oriente. Segundo a TASS, a reunião visa também discutir a situação no Sul do Cáucaso, além do programa nuclear do Irão.

O documento abrangerá ainda áreas como a defesa, a luta contra o terrorismo, o setor energético, as finanças, os transportes, as indústrias, a agricultura, a cultura, a ciência e a tecnologia. Após a assinatura deste tratado, ambos farão declarações aos jornalistas.

O acordo de 20 anos pode vir a ser uma fonte de preocupação para o Ocidente, já que os dois países são vistos como influências negativas para a manutenção da ordem mundial. Contudo, apesar do desconforto que esta notícia possa gerar, Moscovo e Teerão já afirmaram que os seus laços "em ascenção" não têm como objetivo provocar outros países.

Desde o início da guerra na Ucrânia que a Rússia tem cultivado laços cada vez mais estreitos com o Irão e outros países hostis aos EUA, como a Coreia do Norte, a China e a Bielorrússia - com quem mantém pactos estratégicos. Ao longo de quase três anos de conflito, a Rússia já deu uso extensivo a drones iranianos.

Isto fez com que os Estados Unidos acusassem, em setembro do ano passado, o Irão de entregar mísseis balísticos de curto alcance a Moscovo - afirmação esta que foi contrariada por Teerão. Já Moscovo recusou-se a confirmar que recebeu este tipo de armas, mas reconheceu que a sua cooperação com o Irão incluiu "as áreas mais sensíveis".

Vladimir Putin já se havia encontrado com Masoud Pezeshkian em outubro, na cidade russa de Kazan, à margem da cimeira dos BRICS. No mesmo mês, encontraram-se num fórum cultural no Turquemenistão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela