Secções
Entrar

Presidente da federação francesa de desportos de inverno demite-se

08 de fevereiro de 2020 às 12:42

A FFSG está há uma semana a viver uma crise sem precedentes, depois de vários antigos atletas terem acusado treinadores de abusos sexuais, quando eram adolescentes.

O presidente da Federação Francesa de Desportos sobre o Gelo (FFSG), Didier Gailhaguet, demitiu-se este sábado do cargo, na sequência das acusações de abusos sexuais que estão a abalar a modalidade em França. "Por uma questão de apaziguamento, tomei, com dignidade, mas sem amargura, a sábia decisão de renunciar", afirmou Gailhaguet, lamentando a "ditadura ministerial", em referência à ministra do Desporto, Roxana Maracineanu, que exigiu a sua demissão.

A FFSG, que é presidida por Gailhaguet desde 1998, com um interregno entre 2004 e 2007, está há uma semana a viver uma crise sem precedentes, depois de vários antigos atletas terem acusado treinadores de abusos sexuais, quando eram adolescentes. A ministra do Desporto denunciou na segunda-feira a "disfunção generalizada" no modo de funcionamento da federação, à qual ameaçou retirar o apoio estatal se Gailhaguet, de 66 anos, não apresentasse a demissão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela