Secções
Entrar

Presidente da Áustria propõe eleições antecipadas em setembro

19 de maio de 2019 às 13:15

O Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, propôs que se realizem em setembro as legislativas antecipadas, convocadas após a rutura da coligação no Governo.

O Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, propôs este domingo que se realizem em setembro as legislativas antecipadas, convocadas após a rutura da coligação no Governo devido a um escândalo que levou à demissão do vice-chanceler.

"Devido aos prazos estabelecidos pela Constituição, defendo eleições em setembro, se possível no início de setembro", declarou Van der Bellen numa breve declaração à imprensa na sede da Presidência, onde se apresentou acompanhado pelo chanceler, Sebastian Kurz.

O chefe de Estado e o líder do Governo mantiveram antes uma reunião para discutir os próximos passos a dar após a crise iniciada na sexta-feira com a divulgação de um vídeo comprometedor do vice-chanceler e líder da extrema-direita, Heinz-Christian Strache

Strache anunciou no sábado a sua demissão do Governo, depois de reveladas ligações comprometedoras com a Rússia envolvendo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.

Segundo as informações divulgadas na sexta-feira por dois jornais alemães, foi gravado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, noticiaram os ‘media’ internacionais.

Milhares de austríacos concentraram-se no sábado junto à Chancelaria Federal para exigir eleições antecipadas e ao final do dia o primeiro-ministro anunciou a realização de legislativas antecipadas na Áustria após a rutura da coligação entre conservadores e extrema-direita devido ao escândalo.

Heinz-Christian Strache, líder do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) de extrema-direita, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017.

O escândalo acontece a poucos dias das eleições europeias, que se realizam a 26 de maio

O FPÖ é provavelmente o mais antigo partido de extrema-direita nacionalista da União Europeia, fundado em 1956 por um antigo oficial das SS e declaradamente nacionalista, conservador e eurocético.

De acordo com as mais recentes projeções para as eleições europeias, o FPÖ registava 23,5% das intenções de voto, o que poderá representar a eleição de cinco eurodeputados.

A Áustria elege 18 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela