Secções
Entrar

Portugal envia equipa do INEM até São Tomé para combate da Covid-19

15 de maio de 2020 às 16:15

Na ponte humanitária da União Europeia foram enviados para o país africano 20 toneladas de material de proteção. Portugal vai contribuir com uma equipa do INEM.

Um avião partiu esta sexta-feira de Lisboa com destino a São Tomé e Príncipe para assegurar ao país material de proteção e para a realização de testes à Covid-19. Nestes estará também uma equipa do INEM, que ajudará no combate à doença. Na quarta-feira, mais de 20 toneladas de fornecimento já tinham sido levados para o país africano através de uma ponte humanitária da União Europeia.

Em cooperação com o Governo português e várias organizações humanitárias, a União Europeia deu a São Tomé equipamentos como máscaras, luvas, óculos, viseiras, mangas, sapatos e fatos, bem como medicamentos, gel, álcool e todo o material necessário para colheita e análise dos testes ao novo coronavírus.

No voo de regresso, o avião trouxe de volta para Lisboa mais de 200 cidadãos da UE e de países terceiros, num esforço de repatriamento. A Comissão criou a ponte aérea humanitária da UE no início deste mês, juntamente com os Estados-Membro. O primeiro voo da ponte aérea teve lugar na semana passada com destino à República Centro-Africana e mais operações destas estarão marcadas para as próximas semanas. 

Equipa do INEM chega a São Tomé esta sexta-feira

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou esta sexta-feira que Portugal vai prestar auxílio a São Tomé e Príncipe para o combate da Covid-19 com uma equipa do INEM, constituída por quatro elementos.

"Partiu hoje para São Tomé e Príncipe uma equipa do INEM, com com quatro especialistas de competências diversas, sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prestar apoio ao Ministério da Saúde do país", afirmou, relembrando que o INEM integra, desde o início de 2019, as equipas de emergência médica certificadas pela OMS, prestando cuidados de saúde em cenários de surtos, como é o caso desta pandemia.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou esta quarta-feira que a equipa do INEM seria composta por uma médica intensivista, dois enfermeiros e um especialista em logística.

Segundo o MNE, Portugal é o segundo Estado-membro da União Europeia a montar uma operação deste tipo, no quadro do mecanismo EU Humanitarian Air Bridge recentemente criado para responder a emergências humanitárias.

"O apoio de Portugal a São Tomé e Príncipe visa contribuir para a redução da situação de vulnerabilidade em que o país se encontra, em resultado da atual crise pandémica, reforçando a sua capacidade de resposta aos impactos da covid-19", afirmou o Governo português.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela