Secções
Entrar

Piratas russos atacaram WhatsApp de ministros de vários países

Ana Bela Ferreira 17 de janeiro de 2025 às 13:23

Star Blizzard, é um grupo conhecido como sendo parte dos serviços secretos russos, e terá levado a cabo um ataque através de links enviados por email para se juntaram a grupos no canal de mensagens. A ação teve lugar em novembro.

O grupo dehackersligado aos serviços secretos russos (FSB) lançou um ataque a contas de WhatsApp de ministros de vários países. A ação foi detetada pela Microsoft, a meio de novembro do ano passado e agorarevelada pela empresa.

REUTERS/Francis Mascarenhas/File Photo

Conhecidos como Star Blizzard, o grupo de piratas é já conhecido das autoridades e da Microsoft, mas agora inovou ao tentar atingir as contas do canal de mensagens de atuais e antigos governantes. No primeiro email, os hackers, fazendo-se passar por funcionários do governo norte-americano, ganhavam a confiança dos alvos e num segundo email enviavam um link para se juntarem a um grupo de WhatsApp e aí roubavam os dados das suas contas.

A Microsoft explica ainda que este grupo tem por regra atacar pessoas ligadas aos governos ou diplomacia, investigadores de política de defesa ou de relações internacionais cujo trabalho incide sobre a Rússia e fontes de assistência à Ucrânia relacionadas com a guerra com a Rússia.

Antes deste ataque, o Star Blizzard tinha lançado um outro entre janeiro de 2023 e agosto de 2024 que atingiu organizações da sociedade civil - jornalistas, think thanks, e organizações não-governamentais - tendo conseguido extrair informação sensível e interferido com as suas atividades.

Esta ação levou a Microsoft e o Departamento de Justiça dos EUA a desligar mais de 180 sites relacionados com a atividade deste grupo. Ainda assim, esta ação apenas perturbou temporariamente a atividade dos piratas russos que se mudaram para novos sites, o que, sublinha a Microsoft, "mostra que esta fonte de ameaça é altamente resiliente a perturbações operacionais".

O ataque ao WhatsApp parece ter durado apenas algumas semanas de novembro, porém a Microsoft alerta para a possibilidade de voltarem a surgir mais tentativas e que este pode ser apenas um compasso de espera para reorganizar as operações.

A Microsoft anunciou este ataque numa tentativa de "aumentar a consciencialização" para esta ameaça e dar conhecimento das suas táticas para que as organizações estejam atentas e consigam dificultar o acesso. "Estamos também a notificar diretamente os clientes que foram alvo ou comprometidos, dando-lhes a informação necessária para os ajudar a manter-se seguros".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela