Secções
Entrar

Organização de caridade ucraniana fabrica uniformes militares para mulheres grávidas

Márcia Sobral 01 de agosto de 2023 às 17:15

Zemliachky recolhe donativos para fazer face às necessidades femininas em combate.

A guerra na Ucrânia começou há cerca de um ano e meio e muitas foram as mulheres que abandonaram a sua vida de civil para estarem na linha da frente. Quase de forma imediata deparam-se com uma série de constrangimentos como a falta de produtos de higiene, uniformes femininos, roupa interior, botas de tamanho adequado, medicação e até mesmo roupa específica para grávidas.

Redes Sociais / @zemliachky.ukrainian_front

Para fazer face às dificuldades, Andriy Kolesnyk e Ksenia Drahaniuk decidiram fundar uma organização de caridade com o objetivo de ajudar e documentar as mulheres em cenário de guerra. Em entrevista àInsider, o casal ucraniano diz ter avançado com o projeto depois de uma familiar se ter alistado no exército e enviado uma carta com uma lista de bens que tinha em falta. Nesse momento enviaram a primeira "caixa humanitária" e partilharam-na nas redes sociais. O caso tornou-se viram e, desde esse altura, começaram a surgir cada vez mais pedidos.

Até ao dia de hoje a Zemliachkyjá forneceu cerca de 3.500 uniformes femininos, 30 deles feitos especificamente a pensar nas grávidas. Já foram também enviados 7.000 kits de higiene, 35 mil soutiens desportivos, 1.200 pares de sapatos e 1.000 acessórios como meias, gorros e luvas.

Mas, para além dos bens de primeira necessidade, a organização está também a oferecer sessões de terapia gratuitas a quem precise e ajuda aos casais de militares que querem organizar casamentos e luas de mel.

Atualmente, de acordo com os dados divulgados no parlamento ucraninano, estima-se que existam mais de 60 mil mulheres no exército. O trabalho de organizações como esta tem sido fundamental mas, os fundadores, recordam que nem todas as histórias são positivas. ÀInsiderdizem já ter recebido uniformes de mães que acabaram por perder os seus bebés ou caixas humanitárias de corporações que ficaram sem mulheres depois de estas terem morrido em combate.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela