Secções
Entrar

Operação internacional contra tráfico humano detém nove pessoas e sinaliza uma vítima em Portugal

Lusa 11 de julho de 2025 às 11:40

A nível internacional, a operação levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou a Interpol.

Nove pessoas foram detidas em Portugal e uma vítima de tráfico foi sinalizada no âmbito da operação internacional contra o tráfico de seres humanos esta sexta-feira anunciada pela Interpol, disse à Lusa fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ).

Segundo a PJ, que coordenou em Portugal a operação ‘Global Chain’, foi sinalizada uma vítima de tráfico humano na vertente de exploração sexual e foram detidas nove pessoas: quatro pelo crime de falsificação de documento, quatro por burla e uma por permanência irregular em território nacional e resistência e coação sobre funcionário.

A nível internacional, a operação levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou a Interpol.

A operação 'Global Chain' decorreu entre 01 e 06 de junho e envolveu quase 15 mil agentes de diferentes países.

A maioria das quase 1.200 potenciais vítimas veio sobretudo da Roménia, Ucrânia, Colômbia e China, indicou a Interpol, cuja sede se situa em Lyon, França.

A campanha, coordenada pela Áustria e pela Roménia com o apoio da Interpol e das agências europeias Europol e Frontex, a guarda costeira europeia, incidiu sobre a exploração sexual, a delinquência forçada e a mendicidade, com especial enfoque nos menores.

Entre os casos mais notáveis, conta-se o desmantelamento de uma rede no Brasil que enviava vítimas para Myanmar, a invasão de casas de massagens em Itália que estavam ligadas ao tráfico, e a descoberta na Tailândia de uma rede de prostituição infantil.

A operação também desmantelou na Ucrânia uma rede que estava prestes a enviar mulheres para Berlim para exploração sexual.

Foram ainda realizadas ações significativas na Roménia, Montenegro e Áustria.

Durante a operação, foram inspecionados mais de 20.000 locais e quase um milhão de pessoas foram submetidas a verificações.

A polícia apreendeu também drogas, armas, documentos falsificados e mais de 277.000 euros em dinheiro.

A operação foi realizada no âmbito da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas (EMPACT), com o financiamento do projeto I-FORCE da Interpol e do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela