Secções
Entrar

Nova Zelândia aprova eutanásia voluntária mas rejeita legalização da marijuana

30 de outubro de 2020 às 10:26

Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a favor da eutanásia voluntária. Lei entra em vigor em novembro de 2021.

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou hoje a Comissão Eleitoral.

Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a favor da eutanásia voluntária, enquanto 53,1% rejeitaram a proposta de legalizar a marijuana recreativa, de acordo com os resultados preliminares.

O ministro da Justiça neozelandês, Andrew Little, declarou que a lei eleitoral de Fim de Vida vai entrar em vigor em 6 de novembro de 2021, um ano após os resultados oficiais serem publicados.

Little acrescentou ser muito improvável que os resultados preliminares da votação sobre a legalização da marijuana recreativa mudem durante a recontagem dos votos especiais, ou seja, os que são emitidos do estrangeiro ou fora do distrito eleitoral.

"A probabilidade é tão baixa que é praticamente improvável", disse, numa conferência de imprensa transmitida pela Radio New Zealand.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela