Secções
Entrar

Nova Zelândia abre inquérito nacional sobre abusos de crianças

01 de fevereiro de 2018 às 07:57

"Esta é a ocasião de confrontar a nossa história e de garantirmos que nunca mais serão cometidos os mesmos erros", declarou a primeira-ministra Jacinda Ardern.

A Nova Zelândia abriu hoje um inquérito nacional sobre os abusos cometidos ao longo de décadas em crianças colocadas em instituições públicas.

"Esta é a ocasião de confrontar a nossa história e de garantirmos que nunca mais serão cometidos os mesmos erros", declarou a primeira-ministra neo-zelandesa, Jacinda Ardern, que prometeu durante a campanha eleitoral a criação da comissão sobre abusos cometidos em instituições públicas.

O Estado tinha, de facto, o papel de ser a família destas crianças e estes abusos "são inadmissíveis", afirmou Ardern, que chegou ao poder em Outubro passado.

A comissão vai investigar as denúncias de abusos cometidos entre 1950 e 1990, em instituições como orfanatos, casas de correcção ou asilos psiquiátricos.

Há vários anos que as vítimas denunciam os abusos sexuais, físicos e emocionais sofridos quando foram colocadas em instituições públicas. No ano passado, a comissária neo-zelandesa para as relações raciais Susan Devoy tinha estimado em 100 mil o número de crianças institucionalizadas naquele período.

A ministra do Interior neo-zelandesa, Tracey Martin, sublinhou que o inquérito vai dar particular atenção ao impacto dos abusos na população indígena maori, cujas crianças constituem a maioria das institucionalizações.

Os maoris são os mais desfavorecidos da Nova Zelândia, com taxas de pobreza, de desemprego e de condenações a prisão superiores às da média da população.

Não foi definida qualquer data limite para os trabalhos da comissão. Investigações semelhantes na Austrália, no Reino Unido e no Canadá prolongaram-se por vários anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela