Secções
Entrar

New York Times processa Pentágono e acusa-o de restringir liberdade de imprensa

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 15:46

As novas regras do Pentágono estabelecem limitações rigorosas ao acesso físico às suas instalações e ao uso de fontes.

O jornal norte-americano The New York Times anunciou esta quarta-feira uma ação judicial contra o Pentágono pelas novas restrições impostas à imprensa em questões sobre o Exército, acusando a instituição de restringir a liberdade de imprensa.
AP
O jornal mencionou no seu 'site' que a política do Pentágono é "exatamente o tipo de esquema restritivo da liberdade de expressão e de imprensa" que o Supremo Tribunal e o Tribunal de Circuito de Washington D.C. reconheceram como violador da Primeira Emenda da Constituição. A Primeira Emenda protege os direitos fundamentais como a liberdade de imprensa e de expressão. As novas regras do Pentágono estabelecem limitações rigorosas ao acesso físico às suas instalações e ao uso de fontes. A 16 de outubro, dia em que expirava o prazo para aceitar a regras, grandes meios de comunicação americanos e jornalistas com mais de trinta anos de carreira como correspondentes no Pentágono entregaram as suas credenciais como sinal de protesto. A ação movida pelo NYT no Tribunal Distrital dos EUA em Washington considera que o objetivo dessa política é "fechar as portas do Pentágono, áreas que historicamente estiveram abertas à imprensa, a organizações de notícias (...) que investigam e informam sem medo ou favoritismo sobre as ações do departamento e a sua direção". O jornal nova-iorquino pede ao tribunal que emita uma ordem que impeça o Pentágono de aplicar essa política de imprensa, juntamente com uma declaração de que as disposições relativas ao exercício dos direitos da Primeira Emenda são contrárias à lei. O NYT lembra que funcionários do Pentágono garantiram que o acesso às instalações militares é um privilégio sujeito a regulamentação e que as novas diretrizes visam "prevenir fugas de informação que prejudiquem a segurança operacional e a segurança nacional". No dia 02 de dezembro a sala de imprensa do Pentágono foi ocupada por 'influencers' e 'bloguers', durante a primeira sessão informativa desde as restrições. Vários dos novos credenciados, como Lance Johnston, membro da organização de direita 'Fearless Media', gabaram-se nas redes sociais de que "agora lhes pertenciam" as secretárias onde trabalharam durante décadas representantes de meios de comunicação como o The Washington Post, o The New York Times ou o canal CNN.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela