Secções
Entrar

Negociações sobre Brexit sem "progressos suficientes"

26 de setembro de 2017 às 15:20

Presidente do Conselho Europeu reuniu-se com Theresa May em Downing Street

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, assumiu esta terça-feira que as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) ainda não fizeram progressos suficientes para avançar para a discussão sobre as relações futuras, pretendida por Londres.

"Se me perguntarem hoje, direi que não há ainda progressos suficientes, mas vamos continuar a trabalhar", declarou Tusk, após um encontro com a primeira-ministra britânica, Theresa May, numa altura em que arrancou a quarta ronda de negociações entre Bruxelas e Londres.

No entanto, Tusk afirmou-se "moderadamente optimista" sobre a evolução destas negociações.

À saída da reunião, na residência oficial de May, em Downing Street, o presidente do Conselho Europeu sustentou que Londres finalmente abandonou uma abordagem irrealista sobre a saída da UE.

O Reino Unido quer começar a discutir as relações futuras com o bloco europeu, mas as autoridades comunitárias defendem que não é possível avançar para essa etapa sem que haja progressos suficientes sobre os termos do divórcio.

Numa tentativa de ultrapassar o impasse, May anunciou na semana passada que o Reino Unido está disposto a continuar a contribuir para os cofres da UE durante uma fase de transição de dois anos após o 'Brexit', em Março de 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela