Secções
Entrar

Navios americanos entraram em águas territoriais do Irão por "avaria"

13 de janeiro de 2016 às 10:54

A bordo estavam dez marines armados. Almirante iraniano espera ordem para libertar militares detidos

Os dois navios de guerra dos Estados Unidos interceptados na terça-feira pelo Irão entraram em águas territoriais iranianas devido a um problema no sistema de navegação, declarou hoje o comandante das forças navais dos Guardas da Revolução.

"Após uma avaliação, verificou-se que a entrada de marinheiros norte-americanos nas águas territoriais iranianas se deveu a uma avaria do seu sistema de navegação. O problema está a ser resolvido", explicou hoje o almirante iraniano Ali Fadavi, em declarações à televisão estatal do Irão.

Os dois barcos de guerra americanos (iguais ao da imagem), com 10marines armados, entraram nas águas territoriais iranianas às 16h30 de terça-feira (13 horas de Lisboa), ao largo da ilha de Farsi, e foram apreendidos pelas unidades de guerra das forças navais dos Guardas da Revolução e levados para a ilha, segundo informaram as forças de elite do regime de Teerão.

Ali Fadavi afirmou ainda que a libertação dos dez norte-americanos provavelmente "não vai demorar muito" a realizar-se, ao indicar que as investigações concluíram que "a sua 'invasão' não foi hostil ou com fins de espionagem" e que estava à espera de receber "a ordem necessária, que provavelmente vai ser a da sua libertação".

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest informou, na noite de terça-feira, que o secretário de Estado, John Kerry, falou ao telefone com o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, que garantiu a libertação dos soldados norte-americanos.

Os Estados Unidos têm no Qatar e no Kuwait importantes bases militares e centros de operações.

As águas do Golfo Pérsico, especialmente no estreito de Ormuz, são das mais transitadas do mundo e obrigam à passagem de navios e transportes e embarcações militares por corredores bem definidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela