Secções
Entrar

Navio que encalhou no jardim de um noruguês foi retirado do local

Lusa 27 de maio de 2025 às 13:55

A televisão norueguesa transmitiu imagens do navio de carga a abandonar lentamente a costa onde tinha encalhado, numa operação que durou apenas cerca de 30 minutos.

Um navio porta-contentores de 135 metros de comprimento que encalhou na semana passadano jardim de um norueguêsfoi hoje retirado do local, anunciou o responsável da empresa que realizou a operação.

Jan Langhaug/NTB Scanpix via AP

"Acabámos de voltar a pô-lo na água" e está em curso uma inspeção subaquática, disse o diretor administrativo da empresa Boa Offshore, Ole T. Bjørnevik.

A televisão norueguesa transmitiu imagens do navio de carga a abandonar lentamente a costa onde tinha encalhado, numa operação que durou apenas cerca de 30 minutos.

Os contentores - alguns dos quais foram removidos para aliviar o peso do navio (cerca de 1.300 toneladas), de acordo com a televisão pública norueguesa NRK - ainda estão a bordo e serão descarregados esta noite, acrescentou a autoridade.

Na manhã de quinta-feira passada, o navio 'NCL Salten' encalhou no jardim do norueguês Johan Helberg, a poucos metros da sua casa em Byneset, perto de Trondheim, no centro da Noruega.

"Foi bom conhecê-lo, mas agora é tempo de dizer adeus", brincou Helberg.

O incidente terá sido causado por um marinheiro ucraniano que estava de vigia no momento e adormeceu, segundo disse à polícia norueguesa, que o acusou de "navegação negligente".

O marinheiro acrescentou ainda que nenhum dos alarmes de proteção na ponte do navio de carga funcionou, relatou o procurador distrital de Trøndelag, Kjetil Bruland Sørensen.

A investigação vai agora tentar determinar se as regras relativas aos horários de trabalho e descanso foram respeitadas a bordo do navio, referiu a polícia.

Johan Helberg, que estava a dormir profundamente quando o navio galgou o seu jardim, não acordou com o incidente, tendo apenas sido despertado pelas pancadas na porta e gritos de pânico do seu vizinho.

"A campainha tocou a uma hora do dia em que não gosto de abrir a porta", explicou Helberg em declarações ao canal norueguês TV2.

O vizinho, Jostein Jørgensen, contou, por sua vez, que foi acordado por volta das 05h00 da manhã de quinta-feira pelo som de um barco a ir "a toda a velocidade em direção a terra" e, mais concretamente, em direção à casa de Johan Helberg.

Nenhum dos 16 tripulantes ficou ferido.

A empresa de transportes NCL avançou, na altura, que tinha tomado conhecimento pela polícia de que havia um suspeito de ter provocado o acidente e garantiu que estava a colaborar com a investigação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela