Secções
Entrar

Nancy Pelosi anuncia que se vai reformar

Ana Bela Ferreira 06 de novembro de 2025 às 15:03

Histórica do Partido Democrata avançou que não se recandidata para a Câmara dos Representantes, ao fim de quase 40 anos.

É a porta-voz emérita da Câmara dos Representantes dos EUA e uma das figuras mais emblemáticas do Partido Democrata: Nancy Pelosy anunciou, esta quinta-feira, que se vai reformar. A deputada de 85 anos anuncia assim que não será recandidata nas próximas eleições intercalares, pondo fim a uma carreira de quase 40 anos na Câmara dos Representantes.
Nancy Pelosi anuncia fim da carreira política na Câmara dos Representantes AP Photo/Carolyn Kaster, File
"Não me vou recandidatar para o Congresso", anunciou esta quinta-feira, a representante de São Francisco e primeira mulher porta-voz da Câmara dos Representantes. Numa declaração em vídeo onde foram passando imagens da sua carreira, Pelosi garantiu que vai cumprir o último ano do seu mandato - termina a 3 de janeiro de 2027. "A minha mensagem para a cidade que amo é esta: São Francisco, conhece o teu poder. Fizemos história. Fizemos progressos. Sempre liderámos o caminho." Acrescentando: "E agora, temos de continuar a fazê-lo, permanecendo participantes plenos na nossa democracia e lutando pelos ideais americanos que acarinhamos."
A decisão surge numa altura em que muitos veteranos democratas se estão a afastar antes das eleições intercalares do próximo ano, de forma a dar lugar a novos líderes do partido. Apesar dos seus 85 anos, Pelosi contribuiu para a vitória democrata na Califórnia nas eleições desta semana que mudaram os distritos eleitorais dando vantagem ao seu partido sobre os republicanos e mantém-se uma forte opositora do presidente Donald Trump.  Arquiteta da Lei de Cuidados Acessíveis e líder no palco internacional, a congressista chegou à política já depois dos 40. Há muito que ignorava os pedidos para que se afaste, questionando se o mesmo estava a ser perguntado aos seus colegas homens no Capitólio. No ano passado, durante uma visita à Europa caiu e fraturou a anca. Mas mesmo aí mostrou a sua garra: apareceu numa fotografia de grupo a sorrir e de saltos altos e depois foi transportada de urgência para um hospital militar para ser operada. A primeira vez que foi eleita foi em 1987 e desde então ajudou a angariar mais de um milhão de dólares para o partido democrata.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela