Secções
Entrar

Mulheres afegãs manifestam-se contra fecho de salões de beleza

Andreia Antunes com Leonor Riso 19 de julho de 2023 às 19:58

Desde a tomada do poder pelos talibãs que os direitos das mulheres têm sido cada vez mais restritos, estando proibidas de frequentar salas de aula, parques e ginásios.

As mulheres afegãs realizaram um protesto, esta quarta-feira, contra a decisão do governo talibã de encerrar cabeleireiros e salões de beleza femininos. O protesto decorreu na capital Cabul e participaram cerca de 50 mulheres.

REUTERS/Ali Khara

As manifestantes gritam "trabalho, pão e justiça" e a polícia talibã respondeu com canhões de água. Algumas referiram que também foram utilizadas armas de choque contra elas.

Os talibãs deram aos negócios um mês, a partir de 2 de julho, para encerrarem os milhares de cabeleireiros e salões de beleza em todo o país. Segundo estes, o uso de perucas e a prática de depilar as sobrancelhas são contra os valores islâmicos e que os pais estão a desperdiçar dinheiro nos salões, quando os casais se casam.   

O encerramento de todos cabeleireiros e salões de beleza vai provocar a perda de 60 mil postos de trabalho, de acordo com a Câmara de Comércio do Afeganistão. Estes espaços continuaram abertos depois dos talibãs terem retomado o poder há dois anos, na sequência da retirada das forças norte-americanas, mas as montras das lojas foram frequentemente tapadas e as imagens de mulheres à porta dos salões foram pintadas de maneira a esconder os seus rostos. A última vez que os salões de beleza foram encerrados foi entre 1996 e 2001, durante o último regime talibã.

Após os talibãs regressarem ao poder em 2021, os direitos das mulheres tem sido cada vez mais restringidos. As restrições impostas incluem códigos de vestuário rigorosos e a proibição de viajarem sozinhas.

A decisão restringe ainda mais espaços acessíveis às afegãs, que já estão impedidas de frequentar as salas de aula, ginásios e parques. Mais recentemente, os talibãs proibiram-nas também de trabalhar para as Nações Unidas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela