Secções
Entrar

Militares da Venezuela bloqueiam ponte destinada a receber ajuda humanitária

07 de fevereiro de 2019 às 11:40

Militares venezuelanos bloquearam o acesso à ponte de Tienditas, que liga a Colômbia à Venezuela, com um camião-cisterna e um contentor.

Militares venezuelanos bloquearam, esta terça-feira, uma ponte na fronteira com a Colômbia que se destinava à recepção de ajuda humanitária internacional. O acesso à ponte de Tienditas, que liga as localidades de Cucuta (Colômbia) e Urena (Venezuela), está bloqueado por um camião-cisterna e um grande contentor, de acordo com uma equipa da agência de notícias France-Presse (AFP).

"Efetivos do exército bloquearam a passagem" na tarde de terça-feira, afirmou Franklin Duarte, deputado do estado fronteiriço de Tachira.

Para o deputado, a passagem pela ponte foi cortada, na sequência de um incidente ocorrido em Urena, aquando da chegada de militares a bordo de veículos blindados para vigiar a fronteira.

Duarte afirmou que três pessoas ficaram feridas quando um dos blindados derrubou vários motociclistas.

Atualmente, a ponte de Tienditas não está a funcionar. A inauguração esteve prevista para 2016, mas o encerramento da fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, decidido no final de 2015 pelo Presidente Nicolas Maduro. O levantamento desta decisão, alguns meses mais tarde, atrasou a abertura daquela infraestrutura.

De acordo com a imprensa local, esta ponte devia ser uma das vias escolhida para a entrada de ajuda humanitária internacional na Venezuela. Mas o deputado Duarte indicou que "isso não tinha sido decidido" até ao momento.

O opositor Juan Guaido, reconhecido por 40 países como o Presidente interino da Venezuela, pediu às forças armadas que não impedissem a entrada em território venezuelano de ajuda humanitária.

A população venezuelana depara-se, há muito, com graves penúrias alimentares e de medicamentos, devido à crise económica no país.

Por seu lado, o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, opõe-se à entrada de ajuda humanitária, que considera "um pretexto" para justificar uma eventual intervenção armada estrangeira.

"A Venezuela não precisa de esmolas", afirmou. "Se querem ajudar, ponham fim ao bloqueio e às sanções" contra o país, acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela