Secções
Entrar

Milhares de pessoas fogem de enchentes na Austrália

Débora Calheiros Lourenço 02 de fevereiro de 2025 às 14:15

Nas últimas 24 horas Queensland registou "chuvas recorde" e é previsto que continuem até segunda-feira.

Uma mulher morreu e milhares de pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas na zona norte de Queensland, Austrália, depois de chuvas torrenciais terem afetado a zona e criado inundações. 

As autoridades locais alertaram que as enchentes podem chegar até ao segundo andar e pediram às pessoas que abandonem as suas casas devido ao risco de morte.  

Milhares de pessoas que vivem na cidade de Townsville receberam ordens de evacuação até ao meio-dia de domingo e foram colocados mil sacos de areia na estrada para tentar bloquear a água da enchente. 

Nas últimas 24 horas Queensland registou "chuvas recorde" e é previsto que assim continuem até segunda-feira. Os metrologista locais acreditam que estas sejam as piores enchentes na região em mais de 60 anos, partes da estrada entre Townsville e o centro turístico de Cairns tiveram mesmo de ser cortadas, o que está a dificultar o acesso das equipas de resgate.  

O primeiro-ministro do estado de Queensland, David Crisafulli, referiu à emissora australiana ABC que o problema "não é só a intensidade, mas também a longevidade". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela