Secções
Entrar

Merkel condena “veneno do ódio racista” um ano após atentado de Hanau

Lusa 13 de fevereiro de 2021 às 17:09

"Racismo é veneno; ódio é veneno", insistiu Merkel, que leu, um a um, os nomes das nove pessoas mortas, de origem afegã, turca, búlgara, romena e bósnia, e alemã.

 A chancelar alemã, Angela Merkel, condenou hoje o "veneno do ódio racista" quando se assinala um ano do homicídio em Hanau de nove cidadãos estrangeiros por um elemento da extrema-direita, que depois se suicidou.

Chanceler alemã, Angela Merkel

O atentado em Hanau, na região oeste do país, foi uma "cisão na convivência pacífica" na sociedade alemã, referiu Merkel, na mensagem semanal ao país, desta vez dedicada ao aniversário daquele massacre, ocorrido em 19 de fevereiro de 2020.

"Racismo é veneno; ódio é veneno", insistiu Merkel, que leu, um a um, os nomes das nove pessoas mortas, de origem afegã, turca, búlgara, romena e bósnia, e várias delas com nacionalidade alemã.

O ataque foi cometido por Tobias Rathjen, elemento da extrema-direita, que disparou contra dois locais frequentados por imigrantes muçulmanos daquela cidade alemã.

Após o massacre, Rathjen voltou para casa e assassinou a mãe, tendo-se suicidado depois.

Antes do ataque, deixou um vídeo de oito minutos, que coloco na internet, que, associado a outro material encontrado no seu computador, mostrava que era a favor do racismo, misoginia, anti-semitismo e tinha uma fobia contra os esquerdistas.

O massacre de Hanau, o ataque anti semita em Halle, no leste, e o homicídio de Walter Lübcke - um político conservador que foi morto a tiro por um neonazi - mostram "o que a extrema direita é capaz de fazer", continuou a chanceler, comprometendo-se e ao seu governo a lutar contra "aquela ideologia devastadora".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela