Secções
Entrar

Menos de nove horas depois, Israel acusa Irão de violar cessar-fogo. Teerão nega

Ana Bela Ferreira 24 de junho de 2025 às 10:24

Donald Trump anunciou na noite de segunda-feira um acordo de cessar-fogo entre os dois países depois de 12 dias de confrontos. Fim das hostilidades seria progressiva durante 24 horas, mas já há acusações de violações.

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, anunciou esta terça-feira que o Irão violou o cessar-fogo e que por isso ordenou às forças militares para atacarem Teerão em resposta. Há menos de nove horas,Donald Trump anunciou o acordo de cessar-fogo"completo e total" entre os dois países, depois de 12 dias de confrontos.

AP Photo/Ohad Zwigenberg

Porém, a agência noticiosa iraniana ISNA, citada pela Reuters, indicou que as informações de que o Irão disparou mísseis contra Israel depois de decretado o cessar-fogo eram falsas.

Esta troca de acusações podem por em causa o cessar-fogo.

Em comunicado, o ministro da Defesa de Israel indicou que ordenou às forças armadas para "continuarem operações de alta intensidade contra alvos do regime e infraestruturas de terror de Teerão", em resposta "à violação clara do cessar-fogo decretado pelo presidente dos EUA".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha confirmado que Telavive aceitou o cessar-fogo, dizendo ter alcançado todos os objetivos com o ataque lançado a 13 de junho - destruir o programa nuclear e as capacidades balísticas do Irão. Enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araqchi, afirmou que Teerão ia cumprir o cessar-fogo se todos os ataques israelitas parassem até às 4h de Teerão (1h30 em Lisboa).

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela