Secções
Entrar

Mais de três mil alunas grávidas voltaram a estudar em Moçambique

25 de julho de 2019 às 13:22

Crianças e adolescentes que estavam grávidas em 2018 voltaram ao curso diurno, na sequência da revogação de uma decisão do Governo que apenas permitia grávidas no curso diurno no ensino primário e secundário.

Mais de três mil crianças e adolescentes que estavam grávidas em 2018 emMoçambiquevoltaram ao curso diurno, na sequência da revogação de uma decisão do Governo que apenas permitia grávidas no curso diurno no ensino primário e secundário.

O porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique (MINEDH), Manuel Rego, em declarações ao canal privado STV, afirmou que todas as crianças e adolescentes do ensino primário e secundário que estavam grávidas e obrigadas a estudar no curso noturno voltaram ao curso diurno, na sequência do levantamento da proibição.

Manuel Rego assinalou que a medida representou o fim de uma situação discriminatória para as alunas e a oportunidade de estudarem em igualdade de circunstâncias com os rapazes.

A proibição de crianças e adolescentesgrávidasestudarem de dia durou vários anos no país, mas foi sempre alvo de fortes críticas de organizações da sociedade civil de defesa dos direitos da criança e das raparigas, devido ao seu caráter discriminatório.

Os riscos à integridade física das meninas obrigadas a estudar à noite também foi apontado com uma das razões para a necessidade de revogação da medida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela