Secções
Entrar

Mais de 9 mil agentes da polícia suspensos

26 de abril de 2017 às 22:40

Acusados pelo governo de Ancara de terem ligações à "organização terrorista de Fethullah Gülen"

O Governo turco anunciou a suspensão de mais de 9 mil agentes da polícia por alegadas ligações à rede do clérigo Fethullah Gülen, que Ankara acusa de organizar o golpe falhado de Julho.

A Direcção Geral de Segurança divulgou um comunicado em que refere terem sido suspensos 9.103 polícias por terem ligações à "organização terrorista de Fethullah Gülen", forma como as autoridades turcas classificam o pregador.

Esta medida enquadra-se nas possibilidades cobertas pelo estado de emergência estabelecido depois do golpe falhado e que permitem ao Governo turco tomar decisões excepcionais para garantir a segurança.

Cerca de 2.500 dos polícias suspensos estavam em Istambul, 1.350 em Ancara e o resto em outras regiões do país.

Esta nova purga em massa de funcionários acontece horas depois de terem sido detidas pelo menos 1.120 pessoas, na maioria polícias e outros agentes das forças de segurança, por alegadas ligações à rede de Fethullah Gülen.

Depois das primeiras detenções, o ministro da Administração Interna turco, Süleyman Soylu, declarou que as forças de segurança e o sistema judicial "deram um passo importante para descobrir e destruir uma estrutura que, infelizmente, se infiltrou na direcção de segurança".

Gülen é acusado por Ancara de ser responsável pela tentativa de golpe de Estado de Julho passado, o que o líder religioso recusa.

As autoridades turcas acusam o clérigo, exilado nos Estados Unidos desde 1999 e cuja extradição é exigida por Ancara, de ter criado um "Estado paralelo", colocando apoiantes em postos-chave da Administração, Justiça, Forças Armadas e Polícia.

Gülen foi, até 2013, próximo do Governo islamita turco, que permitiu a entrada dos colaboradores do clérigo na administração.

Após a tentativa de golpe de Estado, em Julho passado, Ancara intensificou as detenções e despedimentos de funcionários públicos, professores, militares, juízes e polícias acusados de apoiar o predicador.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela