Secções
Entrar

Líder religioso detido nos EUA por violação de menor e tráfico de seres humanos

05 de junho de 2019 às 10:15

Naasón Joaquín García foi missionário em Portugal aos 14 anos. Dizia a meninas que caso não praticassem atos sexuais, estariam a "opor-se a Deus".

O líder de uma Igreja evangélica fundada no México foi preso na Califórnia, acusado de violação de menor, divulgação de pornografia infantil e tráfico de seres humanos, anunciou terça-feira o promotor daquele estado norte-americano.

Naasón Joaquín García foi detido com supostos cúmplices por "crimes cometidos entre 2015 e 2018", quando eles estavam à frente da Igreja "A luz do mundo", uma organização religiosa internacional sediada no México e que possui mais de um milhão de seguidores em todo o mundo.

Aos 14 anos, dirigiu um grupo de jovens na Igreja de Guadalajara, e foi enviado como missionário em Espanha e Portugal. 

O líder da Igreja e outras três mulheres, uma das quais ainda é procurada, são suspeitos de terem forçado as vítimas, várias meninas menores de idade, a "praticar atos sexuais dizendo-lhes se fossem contra os desejos de O Apóstolo", título dado a García, "estariam a opor-se a Deus", informou o procurador da Califórnia.

A investigação começou em 2018.

Em comunicado, a organização negou categoricamente as falsas acusações: "Nós confiamos nas instituições judiciais deste país", lembrando a presunção de inocência e o "comportamento exemplar e honra do 'apóstolo' Naasón Joaquín".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela