Secções
Entrar

Líder do Irão deu ordem para retaliação direta contra Israel

Diogo Barreto 01 de agosto de 2024 às 08:28

O plano será lançar uma combinação de mísseis e drones na direção de Israel, atingindo alvos militares nas proximidades de Telavive e Haifa. 

O aiatola Ali Khamenei, líder supremo do Irão, emitiu uma ordem que permite às forças iranianas retaliarem contra Israel, após a morte do líder político do Hamas, um ato que o Irão e o grupo palestiniano atribuem a Israel, em Teerão, esta quarta-feira de madrugada. 

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano The New York Times esta quarta-feira à noite, citando três fontes iranianas, duas delas membros da Guarda Revolucionária do Irão. De acordo com o jornal, o líder supremo do Irão transmitiu esta ordem durante uma reunião de emergência pouco depois de ser anunciado que Ismail Haniyeh tinha morrido.

O plano será lançar uma combinação de mísseis e drones na direção de Israel, atingindo alvos militares nas proximidades de Telavive e Haifa. Uma opção em consideração passa por um ataque coordenado do Irão e outras frentes onde possui forças aliadas, incluindo o Iémen, a Síria e o Iraque.

Em abril deste ano o Irão já tinha lançado uma vaga de mísseis e drones em resposta a um ataque atribuído a Israel que atingiu a embaixada iraniana na Síria e provocou a morte de vários comandantes. Na altura as autoridades israelitas disseram que a maior parte dos ataques foram intercetados juntamente com o apoio dos países aliados.

Ali Khamenei
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela