Líder do Irão deu ordem para retaliação direta contra Israel
O plano será lançar uma combinação de mísseis e drones na direção de Israel, atingindo alvos militares nas proximidades de Telavive e Haifa.
O aiatola Ali Khamenei, líder supremo do Irão, emitiu uma ordem que permite às forças iranianas retaliarem contra Israel, após a morte do líder político do Hamas, um ato que o Irão e o grupo palestiniano atribuem a Israel, em Teerão, esta quarta-feira de madrugada.
A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano The New York Times esta quarta-feira à noite, citando três fontes iranianas, duas delas membros da Guarda Revolucionária do Irão. De acordo com o jornal, o líder supremo do Irão transmitiu esta ordem durante uma reunião de emergência pouco depois de ser anunciado que Ismail Haniyeh tinha morrido.
O plano será lançar uma combinação de mísseis e drones na direção de Israel, atingindo alvos militares nas proximidades de Telavive e Haifa. Uma opção em consideração passa por um ataque coordenado do Irão e outras frentes onde possui forças aliadas, incluindo o Iémen, a Síria e o Iraque.
Em abril deste ano o Irão já tinha lançado uma vaga de mísseis e drones em resposta a um ataque atribuído a Israel que atingiu a embaixada iraniana na Síria e provocou a morte de vários comandantes. Na altura as autoridades israelitas disseram que a maior parte dos ataques foram intercetados juntamente com o apoio dos países aliados.
Edições do Dia
Boas leituras!