Secções
Entrar

Justiça francesa investiga morte de fotojornalista como "crime de guerra"

Lusa 05 de outubro de 2025 às 17:29

Antoni Lallican, de 37 anos, foi morto na manhã de sexta-feira num ataque com um drone à viatura em que seguia, no Donbass.

A Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) de França anunciou este domingo ter aberto uma investigação, como "crime de guerra", à Antoni Lallican, num ataque com um drone, na Ucrânia, na passada sexta-feira.
Ataque com drone mata fotojornalista francês na Ucrânia Ukrainian Emergency Service via AP
A investigação está a ser conduzida pelo Gabinete Central de Combate aos Crimes Contra a Humanidade e aos Crimes de Ódio (OCLCH, na sigla original em francês), confirmou a PNAT à Agência France Presse. Antoni Lallican, de 37 anos, foi morto na manhã de sexta-feira num ataque com um drone à viatura em que seguia, no Donbass, no leste da Ucrânia, durante o qual também ficou ferido o jornalista ucraniano Georgy Ivanchenko. Lallican estava em reportagem no Donbass, no leste da Ucrânia, segundo as federações Europeia e Internacional de Jornalistas (EFJ-IFJ) e o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) francês, que confirmaram a morte de Lallican, num ataque ocorrido pelas 07:20 TMG (08:20 de Lisboa), na passada sexta-feira. Segundo outros jornalistas franceses no local, citados na altura pelo diário francês Libération, Ivanchenko foi submetido a uma cirurgia e o seu estado de saúde estabilizou. Os dois homens, que em diversas ocasiões trabalharam para o Libération, encontravam-se no mesmo veículo no momento do ataque, cujas circunstâncias permanecem por esclarecer. A FIJ e o SNJ afirmaram, em comunicado, que os dois jornalistas estavam “a usar equipamento de proteção e um colete à prova de bala com a inscrição ‘Imprensa’” quando o veículo foi atingido por uma aeronave não-tripulada FPV (First-Person View, equipados com câmaras de vídeo que proporcionam uma experiência de voo “altamente imersiva”). No total, 17 jornalistas foram mortos desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro 2022, segundo a FIJ. A morte de Antoni Lallican foi a primeira de um repórter num ataque com um drone.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela