Secções
Entrar

Janet Yellen vai ser a primeira mulher no cargo de Secretária do Tesouro dos EUA

23 de novembro de 2020 às 22:17

Janet Yellen, de 74 anos e que foi também a primeira mulher a chefiar a Fed (2014-2018), era uma das conselheiras presidenciais da candidatura de Biden.

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleitos dos Estados Unidos da América (EUA), o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este cargo.

A notícia é avançada pela Associated Press (AP), que confirmou a informação junto de uma fonte, que pediu o anonimato, familiarizada com o processo de escolha dos elementos da equipa de Biden para os próximos quatro anos.

Yellen, que é uma figura admirada no mundo financeiro, vai ser a primeira mulher a liderar o Departamento do Tesouro.

Enquanto Secretária do Tesouro, Yellen vai iniciar o primeiro de quatro anos de mandato da administração Biden com a economia norte-americana fragilizada, por causa da pandemia.

O desemprego que subiu em 'flecha', a reposição de medidas de confinamento obrigatório em várias cidades dos EUA para mitigar a propagação do SARS-CoV-2 e a incerteza que está a dominar os mercados são obstáculos com os quais Yellen se vai deparar a partir do final de janeiro.

Janet Yellen, de 74 anos e que foi também a primeira mulher a chefiar a Fed (2014-2018), era uma das conselheiras presidenciais da candidatura de Biden.

Entre as funções da futura Secretária do Tesouro vai estar a negociação da política económica dos Estados Unidos com o senador Mitch McConnel, republicano eleito pelo Kentucky, e que vai continuar a ser o líder da maioria republicana no Senado.

Também hoje, Biden terá escolhido Antony Blinken para liderar a diplomacia norte-americana e John Kerry, senador eleito pelo estado do Massachusetts e antigo candidato presidencial, para chefiar o combate às alterações climáticas.

Alejandro Mayorkas vai ser o próximo Secretário da Segurança Interna - já desempenhou a função de subsecretário nesta pasta entre 2013 e 2016, no Governo de Barack Obama.

Joe Biden está, por isso, a dar passos largos na constituição da próxima administração, ainda que o atual Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, continue sem admitir a derrota nas presidenciais de 03 de novembro e tente a todo o custo impugnar os resultados e reverter os estados mais proeminentes.

O Presidente eleito vai constituindo a equipa sem conseguir, no entanto, aceder aos fundos federais para começar a colocar a estratégia que delineou, como a 'taskforce' para combater a covid-19, uma vez que Trump e a atual administração estão a bloquear o processo de transição do poder.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela