Secções
Entrar

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano

12 de dezembro de 2019 às 07:55

Em bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção, termina esta quinta-feira o prazo do Parlamento para eleger sem êxito um candidato a formar Governo.

 Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção.

Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger sem êxito um candidato a formar Governo, a Câmara é dissolvida e a convocatória de eleições automática, as quais deverão ser realizadas no prazo de 60 dias.

Os deputados continuam a debater, passada a meia-noite, uma lei acordada entre o partido Likud e a formação Azul e Branco e aprovada em primeira leitura para definir o dia 02 de março como a data da eleição e evitar que o dia coincida com os feriados judaicos.

A votação final está prevista para as primeiras horas da manhã de hoje.

Após as eleições de setembro, Benjamin Netanyahu foi o primeiro a não formar um governo, seguido do seu rival centrista, Beny Gantz, e o Knéset (parlamento) teve uma última tentativa para designar um candidato a primeiro-ministro e evitar assim a repetição eleitoral.

Netanyahu e Gantz voltaram hoje a acusar-se mutuamente pelo bloqueio político que o país vive desde as eleições de abril, com uma câmara sem maioria de blocos, composição que se voltou a repetir após as eleições de setembro.

As últimas sondagens apontam para resultados semelhantes aos das eleições de setembro, com maior vantagem em número de deputados para a coligação Azul e Branco (37) sobre o Likud (32).

O Likud aprovou hoje a realização das primárias para o próximo 26 de dezembro, o que poderá desafiar a liderança de Netanyahu e impedi-lo de ser cabeça de lista nas próximas eleições.

Além disso, a questão legal de saber se Netanyahu pode ser encarregado de formar governo está prestes a ser esclarecida, uma vez que esta é a primeira vez em Israel que um primeiro-ministro é acusado enquanto está no cargo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela