Secções
Entrar

Israel investiga utilização de palestinianos escudos humanos pelas IDF

Débora Calheiros Lourenço 24 de maio de 2025 às 17:57

Sete palestinianos descreveram ter sido usados como escudos em Gaza e nos territórios ocupados da Cisjordânia, já dois membros do exército israelita admitiram que se envolveram nos acontecimentos, algo que é proibido pelo direito internacional.

Israel está a investigar "vários casos" de soldados acusados de forçarem palestinianos a agirem como escudos humanos em Gaza uma vez que foram enviados para prédios e túneis para verificarem que existiam bombas ou homens armados.

AP Photo/Jehad Alshrafi

"O uso de palestinianos como escudos humanos, ou coagi-los a participar em operações militares, é estritamente proibido pelas ordens da IDF", referiram as Forças de Defesa Israelitas em comunicado.

Este sábado, a Associated Press noticiou que vários soldados palestinianos e israelitas afirmaram que as tropas estavam a utilizar locais sistematicamente como escudos humanos em Gaza e afirmaram que a prática "se tornou onipresente durante 19 meses de guerra".  

Sete palestinianos descreveram ter sido usados como escudos em Gaza e nos territórios ocupados da Cisjordânia, já dois membros do exército israelita admitiram que se envolveram nos acontecimentos, algo que é proibido pelo direito internacional. Um dos palestinianos, Abu Hamadan, afirmou ter sido detido em agosto e que os soldados lhe disseram que ele tinha sido nomeado para uma "missão especial", durante 17 dias, ele foi forçado a vasculhar casas e a inspecionar buracos no chão à procura de túneis. Depois de verificar que ninguém se encontrava nas casas ou nos túneis os soldados entravam e destruíam as instalações.

Já os soldados referiam que as operações eram chamadas de "protocolo do mosquito" e que os palestinianos eram considerados "vespas".

Vários grupos de direitos humanos já expressaram a sua preocupação, o diretor executivo do Breaking the Silence, um grupo de denúncias de ex-soldados israelitas, afirmou: "Estes não são relatos isolados, eles apontam para uma falha sistemática e um colapso moral terrível. Israel condena, com razão, o Hamas por usar escudos humanos, mas os nossos próprios soldados descrevem ter feito exatamente o mesmo".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela