Secções
Entrar

Irão afirma que sanções de Washington violam acordo nuclear

03 de agosto de 2017 às 08:50

"Consideramos que o acordo nuclear foi violado e vamos reagir de forma consequente", defende governo


O Irão afirmou hoje que "o acordo nuclear foi violado", numa reacção às novas sanções aprovadas pelo Congresso norte-americano e assinadas pelo Presidente Donald Trump contra Teerão, Rússia e Coreia do Norte.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Consideramos que o acordo nuclear [assinado com as grandes potências em Julho de 2015] foi violado e vamos reagir de forma consequente", de acordo com osite da televisão estatal iraniana.

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou, apesar das suas reservas, as novas sanções económicas contra o Irão, Rússia e Coreia do Norte.

O pacote de sanções, que Trump considerou "muito imperfeito" por poder "aproximar a China, Rússia e Coreia do Norte", foi aprovada pelo Congresso para punir Moscovo pela ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou a Casa Branca.

A reacção de Moscovo não se fez esperar e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou Washington de realizar uma política perigosa e míope.

"É uma linha política de vistas curtas e até mesmo perigosa que se arrisca a minar a estabilidade [em todo o mundo]", afirmou o ministro, em comunicado, acrescentando que Moscovo já demonstrou que não deixará sem resposta "actos hostis".

As sanções incidem nomeadamente sobre o sector energético russo, o que levou a UE a criticar a decisão, por temer dificuldades no abastecimento de gás.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela